Modalidade: Bu-Jutsu





A Nihon Bujutsu Ryu é uma escola tradicional de artes marciais japonesas (Nihon Jujutsu Seibukan e Karaté Justu Wadokan) que ensina o combate a mãos nuas e a utilização de armas de Kobujutsu (armas utilizadas pelos camponeses de Okinawa) e o Jibugei (armas utilizadas pelos guerreiros japoneses – samurai).

O programa técnico das diversas disciplinas que compõem a Nihon Bu-Jutsu Ryu, é orientado essencialmente para a defesa pessoal e a eficácia. O objetivo não é a competição desportiva como o Karaté Do ou o Judo, e também não se enquadra num diálogo a dois de carácter não violento como é o exemplo do Aikido. Pelo contrário, a escola encontra as suas origens na antiguidade, onde a sobrevivência incitava o homem a procurar todos os meios disponíveis para combater, utilizando armas naturais do corpo ou outros artifícios para ultrapassar situações difíceis e perigosas.

O Bu-Jutsu é essencialmente composto por três disciplinas:


- Nihon Ju-Jutsu/Jujutsu também conhecido como Ju-Jitsu ou Jiu-Jitsu é uma arte marcial Japonesa.

Nihon ou Nipon significa, tradicionalmente Japonês; Ju: adaptabilidade, flexibilidade e Jutsu: Arte, Técnica. Esta arte flexível, como é traduzido o Jujutsu, define-se como método de combate corpo a corpo e a mãos nuas, desenvolvido nos campos de batalha Japoneses.

Esta arte marcial ancestral é usada para derrotar ou controlar um ou mais agressores armados ou desarmados usando de modo sistemático e engenhoso o corpo humano como arma. Atualmente, o Ju-Jutsu mantém o espírito, etiqueta, cultura e tradicional eficácia para o que foi criado.

- Karaté Jutsu: arte marcial que surgiu no sul do Japão, nas ilhas Ryukyu, atualmente conhecido pelo arquipélago de Okinawa.

Após um regime de quase escravatura, a população de Okinawa, na sua maioria camponeses criaram uma forma de auto-defesa adaptada e desenvolvida para se defenderem. Nasceu então o Okinawa-Te (mãos de Okinawa) como resposta para garantir a sobrevivência do povo de Okinawa. Por volta de 1922 passou para o nome que atualmente conhecemos - Karaté (mãos vazias). Kara significa vazio e Té mãos. Esta arte carateriza-se pelas suas técnicas de ataque a meia distância, ao invés das técnicas de luta corpo a corpo.

- Kobujutsu em que Ko: significa antigo, Bu: advém da palavra Bushi (guerreiro), representa tudo o que se refere ao guerreiro; Jutsu: meio técnico, arte.

Kobujutsu ou Kobudo como é conhecido nas dias de hoje, representa as técnicas de combate com armas oriundas de Okinawa. Os únicos instrumentos de metal que eram permitidos pelos habitantes eram os seus utensílios do dia-a-dia. Como por exemplo a enxada, a foice, etc.

O povo de Okinawa, através dos seus utensílios desenvolveu poderosas armas, para fazer frente aos invasores de todas as origens. Estas armas ou ferramentas consistiam: o pau (Bo), a foice (Kama), os cabos de manivelas (Tonfa), o chicote de madeira (Nunchaku), entre outras.