Modalidade: Hatha Yoga




A expressão Hatha Yoga resulta das sílabas "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é a busca do equilíbrio das forças solar e lunar conotadas com o ser masculino e o ser feminino. O Yoga relaxa o corpo e a mente. Ajuda a controlar a respiração, a limpar a mente de pensamentos desordenados, procurando deixar apenas uma profunda renovação física e mental.
As posturas e movimentos do Yoga aumentam a circulação sanguínea e a funcionalidade corporal, contribuindo para uma diminuição do risco de doenças.
Procura aumentar o nível de energia e produtividade do individuo, restituindo ao corpo e à mente a energia e vitalidade necessárias para responder aos desafios e tarefas diárias.
O Yoga pretende ainda conduzir o praticante a uma sensação de verdadeira satisfação interior e de auto-realização, sendo a meditação um dos métodos utilizados.

A aula de Hatha Yoga divide-se em 3 partes: Pranayama (exercícios respiratórios), Asanas e, Meditação ou relaxamento.
  • Pranayama : Consiste na execução de exercícios respiratórios, exercícios esses que promovem a oxigenação.
  • Asanas(posturas): executam-se posturas conhecidas no mundo do yoga como Asanas. São posicionamentos com objectivos concretos, tendo em vista a melhoria da saúde física e mental. Estas posturas permitem melhorar a flexibilidade e resistência muscular.
  • Meditação ou relaxamento: os últimos minutos da aula são dedicados à meditação. São inúmeros os benefícios da meditação quando praticada com regularidade, tanto a nível físico como mental, entre os quais se podem destacar:redução do stress e ansiedade;aumento de satisfação e possível melhoria do desempenho profissional;diminuição da insónia e depressão;aumento de bem-estar e auto-estima;estímulo da criatividade, inteligência e memória.



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