Modalidade: Pilates





Unidade funcional Mente-corpo

O que se passa no corpo reflecte o que se passa na mente e vice-versa. A tensão e a rigidez do corpo provocam uma diminuição de energia e vitalidade. Os conflitos emocionais e o stress conduzem a tensões musculares crónicas que perturbam a saúde emocional.
Redescobrir o nosso corpo significa reconciliarmo-nos com o mesmo, reconhecendo as razões, respeitando as suas necessidades, diminuindo as defesas que o inibem e adquirindo a consciência de unidade orgânica.

Os 8 elementos do Pilates e seus benefícios:


  • Concentração – É essencial a concentração em movimentos precisos sempre que se exercitam, de modo a evitar executá-los de forma errada, perdendo assim todos os seus benefícios.
  • Respiração – Princípio fundamental no Pilates, uma respiração correcta oxigena o sangue, favorece a circulação sanguínea e elimina as toxinas.
  • A procura do centro – Todas as nossas forças devem ser consolidadas a partir do centro. Se conseguirmos reforçar o nosso centro, torná-lo estável, os nossos movimentos serão correctos bem como a nossa postura.
  • Controlo – É fundamental ter sob controlo a progressão completa de um exercício para o executar de forma correcta
  • Precisão – Devemos ter a máxima atenção a cada pormenor, a cada etapa, a cada elemento que constituem um exercício. Quanto maior a precisão com que realizamos um exercício maiores são os benefícios.
  • Fluidez – Devemos executar os exercícios de maneira fluida e natural, a fluidez aplica-se em cada exercício mas também na relação entre eles.
  • Isolamento – Cada músculo deve cooperar no desenvolvimento dos outros. Com o método Pilates conseguimos reconhecer e recorrer somente aos músculos necessários para determinados movimentos.
  • Repetição – Quanto mais repetirmos um exercício com precisão, maiores serão as possibilidades de o executar correctamente.
Benefícios do Pilates
  • Ajuda a readquirir uma postura correcta;
  • Reforça a musculatura e tonifica o corpo;
  • Desenvolve a força, flexibilidade e coordenação;
  • Melhora a percepção e controlo do centro do corpo;
  • Previne dores na coluna vertebral;
  • Desenvolve o controlo e a concentração mental;
  • Torna a respiração mais eficiente;
  • Favorece a ligação mente-corpo.

Pilates I - 2.ª, 4.ª e 6.ª - das 11:00 às 11:55
Pilates II - 3.ª e 5.ª - das 19:15 às 20:10